Programadores de Informática
STC 5 – Redes de informação e comunicação
Grupo 3
Feito por: Eduardo Seixas, Pedro Ramos, António Castro
Apresentação da Evolução de Comunicações Rádio
As comunicações rádio vieram ajudar a interligação das pessoas.
Historia do Telemóvel
- O inventor do Primeiro Telemóvel foi Martin Cooper que era director de um projecto da conceituada marca Motorola.
- O telemóvel é um equipamento portátil em que a sua ideia surgiu em 1947, quando alguns pesquisadores se aperceberam que recorrendo a pequenas células poderiam aumentar a capacidade de comercio e evolução dos telemóveis.
- A primeira chamada foi em feita a 3 de Abril de 1973. A Primeira chamada foi feita Manhattan no meio da rua deixando todos boquiabertos.
História das Telecomunicações
NOTA: Comparem-se as existências de três dos meios de comunicação mais usados actualmente em alguns países, incluindo Portugal (aparelhos por 100 habitantes; dados da UIT, 1994).
http://www.bocc.ubi.pt/
Historia da Rádio
- Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projecto.
- Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa.
- O rádio é um sistema de comunicação através de onde ondas electromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta frequência e ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadas para fins diversos como televisão, rádio, avião, etc.
- Os sistemas de radiocomunicação normais são formados por dois componentes básicos:
- Transmissor – composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente eléctrica em oscilações de uma determinada frequência de rádio; um transdutor que converte a informação a ser transmitida em impulsos eléctricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na frequência da onda portadora, sendo efectuada em níveis baixo ou alto. Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da frequência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM. Já quando a frequência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à frequência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM.
- Receptor – Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas electromagnéticas e convertê-las em oscilações eléctricas; amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações; equipamentos para desocupação; um alto-falante para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas de radiofrequência que possam se misturar com as ondas recebidas.
Aparecimento da televisão
- O aparecimento da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exactas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância e foi com invento de Alexander Bain, em 1842, que obteve-se a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.
- Em 1817, o químico sueco Jons Jacob Berzelius descobriu o selénio, mas só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selénio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia eléctrica. Através desta descoberta pode-se formular a transmissão de imagens por meio da corrente eléctrica.
- Em 1884, o jovem alemão Paul Nipkow inventou um disco com orifícios em espiral com a mesma distância entre si que fazia com que o objecto se subdividisse em pequenos elementos que juntos formam uma imagem.
- Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoeléctrica sinal eléctrico. Em que transformou cada subdivisão em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema empregava a exploração mecânica de espelho somada ao tubo de raios catódicos. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Nipkow. Quatro anos depois, em 1924, Baird transmitiu contornos de objectos à distância e no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres para a comunidade científica e logo após assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico.
De onde vêm as imagens de televisão?
Como eram as primeiras televisões?
- As primeiras televisões eram como a que se encontra na imagem e eram uns autênticos imóveis. Embora o ecrã fosse pequeno e as imagens de fraca qualidade, os componentes electrónicos necessários requeriam grandes espaços.
Como são hoje as televisões?
- Hoje as televisões não têm nada haver com as primeiras, agora têm uma imagem bastante nítida e a cores e são perfeitamente móveis, existem vários tamanhos uns mais pequenos (na figura) e outros maiores como os plasmas.
Sem comentários:
Enviar um comentário